Alugar um apartamento sem residência legal na Espanha – É possível?

alugar apartamento

Começamos com a resposta à pergunta e depois abordamos outras questões que, certamente, surgirão. Não existe a informação nos regulamentos atuais da Espanha que impedem alugar um apartamento para uma pessoa que não tenha residência legal no país. 

Além disso, o contrato de aluguel é um documento muito útil para outros procedimentos, como o empadronamento. Para posteriormente solicitar um tipo específico de autorização de residência na Espanha, como é o caso do arraigo social (após três anos de assinatura do contrato de locação).

Leia mais: O que é e para que serve o empadronamento na Espanha.

Devido ao aumento de casos de não pagamento de aluguel, hoje o requisito mais solicitado é o contrato de trabalho ou o comprovante de rendimentos na Espanha.

Alugar uma casa com o passaporte

A dúvida é muito comum entre os brasileiros que não têm um NIE ou DNI. Se é possível alugar uma casa com um passaporte.

A resposta aqui é afirmativa. Entre os requisitos para o inquilino é ter um passaporte válido. Isto reitera a ideia da possibilidade de alugar um apartamento sem documentos, já que não é necessário ter um NIE para acessar uma casa para alugar. Com o passaporte seria o suficiente.

Após o contrato de aluguel, chega a hora de registrar

Depois de ter um contrato de locação, você deve se registrar nesse endereço (empadronar). Este ato, que não vai demorar muito, servirá para comprovar uma futura solicitação da permissão para viver e trabalhar na Espanha e, após o prazo estabelecido em lei, a residência legal desta forma.

Mas, além de solicitar ou regularizar autorizações de residência e de trabalho, estar registrado em um município permite:

  1. Solicitar a tarjeta de saúde.
  2. Trocar a carteira de habilitação brasileira para a espanhola, quando necessário.
  3. Matricular as crianças na escola.
espanhaparamorar-blog

Francine Figueiredo

É co-criadora do canal Simbora. Trabalha com marketing digital desde 2015. Viciada em séries, filmes de terror e café.

Ver todas as postagens

Sobre Nós

Somos Anderson e Fran. Um casal de brasileiros que decidiu mudar de país em 2015. A Fran é chegada numa tecnologia e o Anderson é apaixonado por carros e motos.

Conheça-nos!