Empadronamiento na Espanha

empadronamento-destaque-site-simbora

Empadronar-se em um bairro significa constar na estatística da cidade, eles sabem que você existe e este serve pra tudo! E mesmo que você esteja em situação irregular no país, você pode e deve se empadronar, as prefeituras das cidades não  “caçam as pessoas” que não têm o tal “papel”.

Fique tranquilo, procure a prefeitura da cidade onde resolveu viver e peça orientação de como deve fazer esse procedimento, que é simples e rápido! Também conhecido como “Padrón Municipal”, é o registro administrativo que você vive em tal cidade, esse registro é uma prova de que você vive naquela região por tanto tempo. Segundo a lei, toda pessoa que vive na Espanha, tem a obrigação de “empadronar-se” no município onde reside.




Para que serve o EMPADRONAMIENTO?

Na pratica, tudo o que você for solicitar na Espanha – seja até mesmo fazer sua matrícula em um curso de idiomas oferecido pela prefeitura – possivelmente um dos documentos que vão te solicitar é o Certificado de Empadromiento. Ou seja, assim que você o fizer na prefeitura da sua cidade, solicite ao funcionário que imprima o seu certificado / comprovante, para num futuro próximo não ter que voltar lá para pedir.

Você também vai precisar do empadronamiento para:

👉 Obtenção de assistência médica pública;

👉 Matricular os filhos na escola e/ou matricular-se em cursos gratuitos ou pagos oferecidos pela prefeitura de sua cidade;

👉 Procedimentos relacionados à carteira de habilitação e à compra/transferência de veículos;

👉 Ajudas sociais;

👉 E o mais importante para os estrangeiros: para comprovar que você tem residência estabelecida no país desde tal  data.

Quem já vem do Brasil com algum visto, seja de trabalho ou de estudos, também deve fazer o empadronamiento e, depois, dirigir-se à Extranjería da cidade ou província onde vive para obter o NIE (documento nacional de estrangeiros).

Com certeza você vai precisar estar empadronado para dezenas de outras situações, e elas são diferentes para cada pessoa ao longo da estadia na Espanha!

Formulário de alta individual ou coletivo



Como fazer o EMPADRONAMIENTO?

Basta se dirigir a prefeitura de sua cidade e dizer que quer se empadronar, o funcionário vai te dar uma folha pra você preencher, como essa aqui. Você também vai precisar levar cópias e originais dos seguintes documentos:

👉 passaporte ou documento com validade no território espanhol;

👉 contrato de aluguel / autorização firmada pelo dono do local onde está vivendo (neste segundo caso, o dono ou titular do contrato de aluguel, precisará te acompanhar para que você seja incluído); 

👉 certidão de nascimento ou livro de família para quem for empadronar os filhos (quer os pais sejam estrangeiros residentes ou espanhóis natos).

Caso você ainda tenha alguma dúvida, quando chegamos aqui na Espanha, fizemos um vídeo ∼ assista agora ∼ explicando como e onde fizemos nosso empadronamiento. 

Lembrando também que as informações deste texto se baseiam em nossas experiências aqui em Granada, caso você esteja em outra cidade ou região, vale consultar a prefeitura local para se informar.

Francine Figueiredo

É co-criadora do canal Simbora. Trabalha com marketing digital desde 2015. Viciada em séries, filmes de terror e café.

Ver todas as postagens

Sobre Nós

Somos Anderson e Fran. Um casal de brasileiros que decidiu mudar de país em 2015. A Fran é chegada numa tecnologia e o Anderson é apaixonado por carros e motos.

Conheça-nos!